Resenha | Se eu Ficar

Em 11 de agosto de 2014
Título: Se eu  Ficar
Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Classificação: ★★★★

Sinopse: A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Se ela ficar...

Conheci o livro "Se eu ficar" quando um amigo me mandou o trailer do filme (que será lançado no mês que vem) algum tempinho atrás, me apaixonei pelo trailer e fiquei superhipermega curiosa para ler o livro, claro. Quando a Editora Novo Conceito me enviou o livro, no mesmo dia eu comecei a ler porque não aguentava de tanta curiosidade, e digo, partiu o meu coração.

Mia é uma garota de 17 anos que tem sonhos como todas as outras garotas da sua idade, uma talentosa violoncelista que sonha em ir para Julliard e ter uma carreira brilhante. A família de Mia demonstra ser muito unida, seus pais a apoiam em suas escolhas, seu irmãozinho Teddy é um amor de criança e seu namorado Adam, nunca vi mais fofo e apaixonado. Sabe aqueles personagens que fazem você suspirar? Então, espere isso de Adam. 

Era um dia qualquer, a família de Mia resolve visitar um casal de amigos e depois seguir para a casa dos avós da garota, mas no meio do caminho, ao som de Beethoven que espalhava tranquilidade no carro o inesperado acontece. Mia se vê perdida no meio da estrada e sem saber ao certo o que havia acontecido, pensara que estava tudo bem até descobrir o que realmente se passava naquele momento. A história, contada de uma forma tão sutil por Gayle Forman, porque trata de um assunto tão triste como a morte e a luta pela sobrevivência, nos faz pensar ainda mais em como as coisas ao nosso redor acontecem tão rápido.
"Algumas vezes você faz escolhas e algumas vezes as escolhas fazem você."
O livro é dividido entre o presente e o passado, enquanto Mia decide se fica e encara sua vida sem sua família, as lembranças de tudo o que havia acontecido antes do acidente vem a tona e sua vida começa a passar diante de si enquanto ela tenta descobrir um meio de se livrar daquele "pesadelo". O livro inteiro é triste, confesso que quase chorei em algumas partes, desejando que Mia pudesse voltar no tempo e que nada daquilo deveria ter acontecido.
— Eu estava conversando com Liz e ela disse que talvez voltar para sua antiga vida seja doloroso demais, que talvez seja mais fácil para você nos apagar. E isso seria uma droga, mas eu faço. Eu posso perder você dessa forma se eu não te perder hoje. Eu te deixo ir. Se você ficar.
Achei que a história poderia ser maior, porque de repente tudo acontece e eu fiquei um pouco sem entender, queria saber o que levou Mia a fazer a escolha que fez, mas talvez isto será esclarecido no segundo livro "Para onde ela foi". De qualquer forma o livro é lindo, daqueles que te prende (e me prendeu, li ele super rápido, enrolei pra fazer a resenha por causa dos posts já programados) do início ao fim. Vale super a pena ler pela mensagem que o livro nos traz e pelas várias partes do livro que nos deixa pensativos.

Agora é esperar o filme ansiosamente para poder viver a leitura nas telonas, minha expectativa com o filme está a mil depois desta leitura!! 

Espero que vocês tenham gostado da dica de hoje pessoal.
Alguém já leu este livro? O que vocês acharam?
E quanto as expectativas pelo filme?

Facebook  Twitter  Flickr  Instagram  Tumblr  Página  Pinterest


8 vagalumes cegos:

  1. Estou louca para ler esse livro! Primeiro, vi o trailer no facebook e já fiquei com bastante vontade de assistir o filme, mas quando vi que tinha o livro, sabia que precisava ler, hahaha. Adorei a resenha. :)

    ResponderExcluir
  2. Eu to loooouca pra ler esse livro! E sua resenha me deixou ainda mais curiosa hahahaha Espero conseguir ler antes do filme!!
    Blog | Facebook | Instagram | Canal Youtube

    ResponderExcluir
  3. O livro parece bem interessante, desejo ler *3*

    www.sendohipster.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Já vi tanta resenha desse livro e todas falando tão bem que acho que esse livro tá enfeitiçado, viu?! haha brincadeira, quero muito ler e pelo que dizem é muito bom mesmo!
    Beijão,
    Like Gabs

    ResponderExcluir
  5. As suas fotos são sempre tão lindas e caprichadas, eu adorei todas <3
    E eu estou louca pra ler esse livro, achei o trailer lindo e eu sou apaixonada por histórias envolvendo a Julliard, tenho certeza que vou gostar \o/

    http://quasedemanha.com

    ResponderExcluir
  6. Estou louca para ler esse livro!
    Espero conseguir ler antes de ver o filme.
    Adorei a resenha! :)

    www.daninhafarias.com

    ResponderExcluir
  7. Fiquei com mais vontade ainda de ler, também conheci a história pelo trailer e fiquei apaixonada <3
    http://www.hiperboleparticular.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. VOCÊ NÃO PODE FAZER ISSO!

    Eu não tenho money pra comprar e morri de vontades de ler. TE VIRA e me manda esse livro Cafeína Aguda

    ResponderExcluir

- Comente o que você achou do post, sua opinião é sempre bem-vinda.

- Seu comentário nos meus posts são respondidos na minha página. (:

- Vistou e deixou sua opinião sobre o post? Pode deixar que eu vou lá conhecer o seu cantinho.

- Volte sempre, adoro saber o que você pensa!

 
Meios dias gastos. Online desde 2012. Totalmente desenvolvido por Michelly Melo