Resenha | O céu está em todo lugar

Em 9 de junho de 2014
Título: O céu está em todo lugar
Autor: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Páginas: 423
Classificação: ★★★★

Sinopse: Lennie Walker, obcecada por livros e música, tocava clarinete e vivia de forma segura e feliz, à sombra de sua brilhante irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre de forma abrupta, Lennie é lançada ao centro de sua própria vida, e, apesar de não ter nenhum histórico com rapazes, ela se vê, subitamente, lutando para encontrar o equilíbrio entre dois: um deles a tira da tristeza, o outro a consola. O romance é uma celebração do amor, também um retrato da perda. A luta de Lennie, para encontrar sua própria melodia em meio ao ruído que a circunda, é sempre honesta, porém hilária e, sobretudo, inesquecível. 

"Às 16h48 de uma sexta-feira de abril, minha irmã estava ensaiando para o papel de Julieta e, menos de um minuto depois, estava morta. Para minha surpresa, o tempo não parou com o coração dela. As pessoas continuaram indo à escola, ao trabalho, a restaurantes; continuaram quebrando bolachas salgadas em suas sopas, preocupando-se com as provas, cantando nos carros com as janelas abertas. Por vários dias, a chuva martelou o telhado da nossa casa — uma prova do terrível erro cometido por Deus. Toda as manhãs, quando me levantava, ouvia as incessantes batidas, olhava pela janela para a tristeza lá fora e me sentia aliviada, pois pelo menos o sol tivera a decência de ficar bem longe de nós."

Esse é um dos livros que eu estava doida para comprar a muito tempo, sempre tive curiosidade em saber a história dele, lembro que esse livro me chamou atenção pelo título e logo imaginei que seria lindo, depois comentei com uma amiga e ela confirmou o que eu havia pensando, segundo ela o livro não era apenas lindo, como também é daqueles que faz chorar. Isso aumentou ainda mais a minha expectativa sobre ele. Quando o encontrei na livraria fui logo folheando para ver como era, em seguida pensei "esse é o tipo de livro que deve ser comprado, apreciado, lido e guardado pra sempre." do tanto que ele é todo lindo e cheio de frases diferentes.  

O livro nos passa uma mensagem muito forte, logo no começo você começa a pensar e a sentir o que Lennie Walker estaria passando naquele momento. Perder uma pessoa que você ama muito e que de certa forma é a sua grande fonte de inspiração e, logo depois você se encontra sozinho e perdido e todas as lembranças de uma vida começam a girar em torno de você, é algo triste e doído. Lennie não consegue mais fazer outra coisa a não ser viver estas lembranças, esta saudade e esta dor que moram dentro dela. O quarto da irmã é seu refúgio, é o lugar onde ela consegue sentir a presença dela e tentar matar um pouco dessa saudade, mas ao mesmo tempo se martiriza com toda essa situação. Inevitável
"Como vou sobreviver a essa saudade? Como os outros fazem? As pessoas morrem o tempo todo. Todo dia. Há famílias no mundo olhando para camas em que ninguém mais dorme, para sapatos que não são mais usados. Famílias que não precisam mais comprar um tipo específico de cereal, de xampu. [...] Não acredito que o tempo cura. Não quero. Se curar, significa que aceitei o mundo sem ela."

Toby, o ex namorado da irmã de Lannie, também passando pela mesma situação, entende e consola a garota, ambos sofrem muito esta grande perda e conseguem encontrar forças um no outro para levar os dias. O sentimento de dor dos dois é tão grande que eles começam a confundir este sentimento e neste meio encontra-se Joe, um garoto super fofo que me fez apaixonar por ele a cada página, com ele Lennie se sente segura e consegue fugir desta realidade, ela encontra nele o caminho para voltar a ser feliz e uma paz que precisava voltar a sentir.
"É aí que me dou conta. Minha irmã vai morrer todos os dias, pelo resto da minha vida. A dor dura para sempre. Não desaparece nunca, torna-se parte de nós, a cada passo, a cada suspiro. Nunca vai parar de doer, Bailey, porque nunca vou deixar de gostar muito de você. É assim que é. A dor e o amor caminham juntos, um não existe sem o outro."
De todos os livros que eu já li, até a culpa é das estrelas, não me fez chorar como eu chorei ao ler este livro, a emoção dele é algo "surreal", a cada página você se apega mais a personagem e torce por um final feliz porque de triste já basta o que ela está passando. É o tipo de livro que dói o peito, de verdade, em várias partes eu senti aquele aperto no coração. Vale muito a pena ler e levar esta história sempre com nós.


Espero que vocês tenham gostado.
Alguém já leu este livro? O que vocês acharam?
Duvido que não choraram ao ler. hehehe'

Facebook  Twitter  Flickr  Instagram  Tumblr  Página  Pinterest

10 vagalumes cegos:

  1. Eu amo livros assim *-*
    Esse está na minha listinha para ler :)

    Ótimas fotos Gih..

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  2. Caraca, faz muuuito tempo que quero este livro! Mas devido a alguns lançamentos, acabei deixando-o de lado :C Mas é perfeita, adorei sua resenha! ♥

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  3. Digo de longe que esse livro é o meu preferido de todos. Sabe quando seu peito enche de tanto amor quando você pensa em algo? Então.. <3
    Fiquei encantada com a sua resenha e me deu muita vontade de lê-lo novamente.

    Beijos e sorrisos.

    ResponderExcluir
  4. Você me deixou com muita vontade de ler, maldade ein! Haha :3

    Senhorita Priscila ,
    @priscilafrr,
    xoxo.

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia esse livro, pela resenha ele parece ser maravilhoso. É como eu sempre digo: não dá pra viver lendo só os romances felizes, é preciso também levar um choque de realidade de vez em quando e conhecer histórias que condiz mais com nossa realidade.
    É uma boa recomendação!

    Beijos,
    Cenas do meu livro de memórias | Fanpage do Blog

    ResponderExcluir
  6. Fiquei super curiosa com o livro, ultimamente anda dificil se emocionar com livro nem a culpa é das estrelas eu chorei, estou precisando de algo assim. Achei muito linda a sua resenha deu vontade de passar na livraria e compra já!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é um amorzinho! A história dele é um mimo, a capa, o título, as folhas, as ilustrações, frases, tudo! Fiquei encantada pelo título, assim como você, e tive essa mesma sensação: é o tipo de livro que a gente tem que ler, apreciar e guardar pra sempre. Daquelas obras que têm um lugarzinho no nosso coração.

    Suas fotos ficaram lindas, pra variar. Conseguiu captar toda a simplicidade - e complexidade, ao mesmo tempo - da história e a delicadeza dos detalhes. Amei!

    macabea-contemporanea.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Parece ser bem legal, quero ler. Gostei das fotos tbm!

    ResponderExcluir
  9. Olá flor, tudo bem?
    Primeiramente adorei a resenha, e já vou anotar como dica de compra para minha próxima leitura.
    Fiquei apaixonada pelo seu blog, por cada cantinho, que faz com que a gente se sinta tão bem.
    E tenho um projeto no meu blog, chamado espaço cultural, onde eu divulgo trabalhos com fotografia, escrita e arte em geral.
    Se se interessar, será uma alegria para mim, é só entrar em contato por e-mail no sabrinasaeki@hotmail.com
    Beijos lindona.
    http://sabrinaikeda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oii, Gih!
    Adorei a resenha e fiquei encantada pela história! Gosto de livros assim, porque sempre nos ensinam coisas maravilhosas!

    Beijos

    ResponderExcluir

- Comente o que você achou do post, sua opinião é sempre bem-vinda.

- Seu comentário nos meus posts são respondidos na minha página. (:

- Vistou e deixou sua opinião sobre o post? Pode deixar que eu vou lá conhecer o seu cantinho.

- Volte sempre, adoro saber o que você pensa!

 
Meios dias gastos. Online desde 2012. Totalmente desenvolvido por Michelly Melo