Fotografando com câmera compacta.

Em 9 de dezembro de 2013
Hoje vou falar um pouco sobre minha experiência na fotografia e mostrar algumas fotos que eu tirei com a minha câmera compacta (foto acima). Muitos leitores me perguntam qual câmera eu uso, quais lentes eu tenho e por isto resolvi mostrar um pouco da minha caminhada. Antes de comprar a t4i Canon, eu usava uma Sony CyberShot W320, eu era apaixonada por esta câmera e muitas vezes me perguntaram se eu usava câmera profissional, e eu sempre dizia que era uma compacta da Sony. 

A diferença desta câmera está na lente, quando eu fui comprar o vendedor me recomendou uma "Carl Zeiss" e disse que esta lente tinha uma qualidade de imagem superior, diferente da "Sony Lens". Isso acontece porque as lentes "Carl Zeiss" são produzidas de um modo diferente e mais detalhadas, digamos assim, vocês podem ler sobre esta lente aqui

Mas, muuuuuito mais importante do que um bom equipamento é você usar as duas coisas mais importantes que você tem ai dentro, antes de enquadrar uma futura imagem na minha câmera eu uso meu coração e meu cérebro, eu sempre digo isso para quem pergunta que câmera eu uso. Eu uso toda a minha paixão por fotografia e crio em minha mente uma "história" para a foto que virá logo em seguida. Pode ser "clichê" mas a verdade é esta. 

Para que você possa fazer lindas fotos com a sua câmera compacta, depois de seguir estas duas pequenas e valiosas dicas, vocês terão que saber três coisas básicas da fotografia que irão lhe ajudar muuuito na hora de criar sua foto.

Estude sobre Composição: Tudo o que irá compor a área da fotografia, você planeja antes e depois coloca em prática. Planejando a "cena" a fotografia ficará em total harmonia.
Estude sobre os Planos: "Primeiro Plano" "Segundo Plano" "Plano Médio" "Plano Geral" "Detalhe".
Estude sobre Regra dos Terços: A regra dos terços é como se fosse um jogo da velha, na tela da sua câmera a área será dividida em 3 partes, tanto na horizontal como na vertical. Entre as interseções destas linhas estarão os pontos principais da fotografia, estes pontos serão o "centro de interesse", o que você quer mostrar na foto.

Depois de estudar sobre essas regrinhas básicas vocês vão para a prática.

Procure lugares bem iluminados, se você for fotografar dentro de casa, procure ficar próximo a janela e ascenda a luz também. Caso fotografe em lugares abertos ai não tem problemas, a luz natural é sempre a melhor escolha, já que fotografia e luz. Procure fotografar pela manhã ou no finalzinho da tarde onde o Sol está mais fraco e com isso as fotos ficam com aquele tom suave.. são chamadas "Golden Hour"
O próximo passo é o fundo, é ele que irá completar a área da fotografia. Procure lugares com fundo harmônicos, preste atenção aos detalhes e aos espaços vazios, saiba usar o momento ao seu favor.
Observe o Foco na hora de clicar a fotografia, se sua foto estiver fora do foco principal não ficará legal.
Quando for fotografar paisagens, observe muuuito antes de pegar sua câmera, treine seu olhar cada vez mais para que você saiba sempre o momento certo de clicar. Quem fotografa gosta muito de observar, e creio que isso seja muito importante.
Edite suas fotos em algum programa para edição. Antes de começar a usar o Lightroom eu usava o PhotoFiltre, até hoje eu faço muuitas coisas com ele, claro que não edito mais neste programa, mas todas as fotos deste post foram tratadas com este programa.
E por último, mas não menos importante, fotografe sempre. Leve sua câmera para onde você for, nunca se sabe a hora que uma ótima cena irá aparecer. Treine muito, se inspire em outros fotógrafos, em galerias no Flickr e procure trazer aquelas inspirações para a hora do clique.

Abaixo vocês podem conferir algumas fotos que eu fiz com a minha câmera compacta:


Espero que estas dicas tenham ajudado vocês de alguma forma e espero imensamente que vocês a levem sempre com vocês. Estas foram algumas coisas que aprendi na faculdade e também na internet, tem muitas vídeos aulas no youtube que ajudam muuuito, muuuito mesmo. Estudem sempre, se inspirem sempre e treinem sempre. É isso.

Obrigada pelo carinho e pelos elogios que vocês sempre deixam aqui nos comentários, no meu Instagram ou no Flickr. Aah, e quem quiser me acompanhar é só clicar em cima dos nos links acima.

Acompanhem o blog também em:

19 vagalumes cegos:

  1. Recentemente eu comprei uma semi-profissional da Canon, acho que mesmo essas dicas sendo para uma câmera compacta, vou passar a utilizá-las com minha nova câmera, já que sou iniciante a fotógrafa! Haha. Amei as dicas.
    Beijão Gih! :)
    www.karinamarques.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, as fotos realmente são lindas! Acho que mais importante que a câmera é o fotografo! tbm tenho uma câmera Sony e adoro as fotos que faço com ela, mesmo não sendo uma profissional!

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. As fotos ficaram lindas!!! Eu tenho uma câmera compacta da Samsung... e as fotos com ela até são boas, mas não tanto quanto essas suas. Adorei as dicas!!
    Beijo
    http://agarotaeotempo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas! Eu uso câmeras compactas na maior parte das vezes e essas dicas fazem toda a diferença.

    Blog | Facebook

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas! Por enquanto eu não to dente nenhum tipo de câmera, ai uso a do celular mesmo, com alguns ajustes no PS dá pra quebrar um galho, rs!

    www.grifeinoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Super indico a câmera compacta, a maior prova disso é todo o meu projeto de 365 pessoas está sendo realizado com uma :)

    http://trezedigitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, é muito bom falar sobre câmeras compactas, pois muitas pessoas tem preconceito de estas não serem tão boas quanto uma semi-profissional.
    Ah, minha câmera compacta é a mesma que a sua, e eu usei e abusei dela! hihihi

    ResponderExcluir
  8. Admito que sou muito PREGUIÇOSA e não ligo muito para ajustar configurações de uma câmera para tirar uma foto incrível, acho que por isso eu sempre amei as compactas, escolhendo a certa você consegue fazer mágica <3 Lembro da minha primeira compacta, ela era perfeita.

    ResponderExcluir
  9. Nossa que lindo Blog. Obrigado pelas dicas. Um grande abraço e já estou te seguindo. Meu Blog: www.voando-na-arte.blogspot.com.br.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, todas essas fotos foram tiradas com câmeras compactas? Ficaram lindas, principalmente essa do menininho no balanço.

    Blog Cerejas no Topo

    ResponderExcluir
  11. Que bacana! Eu amo fotografia e estou pensando em dar mais atenção a esse amor rsrs
    Estou te seguindo, seu blog é muito fofo. Quero voltar muitas vezes aqui.
    Beijinhos.
    Siga-me no Like a Skyscraper e nas redes sociais e fique por dentro de tudo que rola no blog.

    ResponderExcluir
  12. Muito 10 esse post. Algumas dicas vou levar mesmo não tendo mas a câmera compacta comprei a minha canon mas faz menos de 3 dias eu ainda não sei mexer mas quero fuçar muito nela e tirar fotos lindas como você!

    ResponderExcluir
  13. Que post incrível. Sabe, queria fazer tantas pessoas lerem esse post, tantas pessoas que vem e falam: Ah mais é que sua câmera é boa, não tem essa, câmera ajuda, mas tem que ter olhar.

    Parabéns Gih por fazer esse post maravilhoso.

    Beijos
    www.pepperlipstick.com

    ResponderExcluir
  14. Tenho uma compacta acho que vai fazer uns 3 anos da SONY e amo de paixão! As vezes encontramos muito preconceito relacionado a esse tipo de câmeras, mas são um mimo *0*
    www.quasemeianoite.com

    ResponderExcluir
  15. Ah Gih, que post perfeito! Finalmente uma blogueira fotógrafa mostrando que as câmeras compactas também têm o seu valor. haha Mas isso acabou apontando mesmo pra mim, que às vezes choro "Ah, não tenho câmera profissional, não posso tirar fotos!". Apesar desse chororô sempre tento fazer o melhor com meu 12 on 12 e agora tô me aventurando a entrar no Document Your Life mesmo apenas com a minha câmera compacta.
    Muito o brigada pelas dicas preciosas, beijo.

    p4raparadise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Gih!

    Amei as dicas! A minha câmera é compacto e eu sempre uso essa desculpa para não tentar produzir fotos melhores e fotografar mais! Mas é verdade: um bom modelo ajuda, sim, mas quem faz a foto é você!

    Beijos,
    Inara
    www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir
  17. Adorei as dicas, muito boas. Sou louca pra fazer um curso de fotografia.
    Amei a foto da igreja, muito linda *-*
    Beijos.

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Caraca, cara! Vou levar essas dicas pro meu coração rs
    Minha câmera é compacta. Uma Sony CyberShot W120, lente Carl Zeiss também.
    Minhas fotos melhoraram muito, mais ainda falta treinar muito.
    Obrigada por compartilhar suas habilidades com a gente. Beijão

    Cherry On

    ResponderExcluir

- Comente o que você achou do post, sua opinião é sempre bem-vinda.

- Seu comentário nos meus posts são respondidos na minha página. (:

- Vistou e deixou sua opinião sobre o post? Pode deixar que eu vou lá conhecer o seu cantinho.

- Volte sempre, adoro saber o que você pensa!

 
Meios dias gastos. Online desde 2012. Totalmente desenvolvido por Michelly Melo