Antes de Morrer - Jenny Downham

Em 18 de dezembro de 2013
Título: Antes de Morrer
Autor: Jenny Downham
Editora: Agir
Páginas: 289
Classificação: ★★★★

Sinopse: Tessa é uma menina de 16 anos que tem uma doença incurável. Diante de seu imutável destino, ela organiza uma lista com o que gostaria de fazer antes de sua morte e parte em busca de realizá-la: se apaixonar, ter a primeira relação sexual, dirigir escondida, roubar coisas numa loja... viver o tempo que resta. Um tema doloroso, passado com leveza e doçura, em um texto verdadeiro e tocante, sem ser piegas.

Eu conheci este livro através de uma amiga e até então eu não sabia que ele havia sido adaptado para o cinema com o título "Now Is Good" (eu falei sobre ele aqui). Eu já havia assistido o filme quando minha amiga me indicou este livro, fiquei doida atrás dele, estava na minha wishlist e quando finalmente consegui comprar fiquei mega feliz, porque o filme é perfeito e o livro não poderia ser diferente.

O livro conta a história de Tessa Scott, uma garota de 16 anos que está com câncer e se encontra em estado terminal, desde quando soube da notícia de que não teria muito tempo de vida, Tessa cria uma lista com vários desejos que ela tem, alguns bem malucos como pegar o carro do pai dela sem nem ao menos saber dirigir e seguir estrada a fora. Estes desejos é o que mantem ela com o sentimento de estar viva, sem nenhuma doença e que ela viverá para sempre. Nesta lista entra também sua amiga Zoey, totalmente doidinha e irresponsável, mas é aquele tipo de amiga que está presente para te apoiar em todas as suas loucuras, e ela é praticamente a única pessoa que não olha Tessa com carinha de dó, e isso é o que ela mais gosta na amiga.  

Em várias partes do livro eu fiquei com raiva da Tessa por ela às vezes ser tão cabeça dura, ser tão rebelde com o pai dela que quase sempre fica confuso e triste por saber a situação da filha. Achei o irmãozinho da Tessa um amorzinho de pessoa, meio mimado, mas ele se importa com a irmã em todos os momentos, e a ajuda quando ela precisa. Fiquei apaixonada por Adam, o vizinho da casa ao lado, por ele ser a fofura em pessoa, por ser tão sincero e não abandonar a Tessa em nenhum momento, mesmo no momento mais crítico da vida dela.


O livro nos faz pensar muito sobre a vida e como aproveitamos cada momento, em como esquecemos de valorizar aqueles que estão sempre ao nosso lado e que não devemos esquecer de sempre dizer a estas pessoas o quanto a amamos e o quanto elas são especiais em nossas vidas.  É um livro tocante que faz você ficar pensando sobre todas as coisas que acontece no livro.

Mas apesar de ter gostado do livro, de achar que ele foi bem fiel ao filme, de ter visto muitas partes em que até as falas eram iguais, e quando isso acontece é muito legal. Apesar de, eu ainda gostei mais do filme, o livro é tocante, mas não possui aquela emoção toooda. Achei ele meio fraco, o final foi super bem escrito, cada parte como se fosse a vida passando pelos olhos de Tessa, mas ainda assim faltou a emoção do final. Claro que recomendo o livro, recomendo até pela fofura de Adam, mas recomendo ler antes de assistir o filme.


Espero que vocês tenham gostado da dica de hoje.
Alguém já havia lido este livro? Gostaram?

Acompanhem o blog também em:

8 vagalumes cegos:

  1. Eu ja ouvi falar dele e agora com seu post, quero ler ainda mais *-*
    adoro suas fotos..

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece incrível.

    http://papodemeninasaer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Achei o livro bem triste, confesso.. Nunca havia ouvido falar do mesmo, mas gostei! ♥ O que é um livro sem romance ou até mesmo sem drama? Adorei a resenha, Gih! >3<

    Um grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  4. Assisti no começo do ano "Now Is Good" filme com Dakotta Faning (não sei se escrevi o nome dela certo), mas me emocionei muito, e logo veio em minha mente, "este filme tem que ter sido uma adaptação de um livro, não demorou muito para encontrar na internet que era baseado neste livro, e a partir dai eu quero muito ler este livro, e concordo com você que as vezes a Tessa ela passava um pouco da linha, mas convenhamos que não deve ser fácil lidar com o que ela tem que lidar. O filme é muito bom, ao mesmo tempo lindo e triste, penso que o livro não deve ser diferente, deve ser bem melhor,,, E isso que me faz ter mais vontade de ler o mesmo. Adorei sua resenha até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. gostei da sua resenha, me deixou bastante curiosa sobre o livro. Até então nunca tinha ouvido falar dessa autora. Espero ter a oportunidade de ler esse livro logo haha
    e ADOREI as fotos, super criativas e de ótima qualidade, parabéns *-*

    Beijos, http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu vi o filme e me apaixonei pelo Adam, ainda mais sendo interpretado pelo Jeremy Irvine! <3
    Agora estou louca atrás desse livro!
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Que historia linda *-* Ainda não tinha ouvi falar sobre o livro/filme, irei procurar e adquirir, tenho certeza que vou gostar.

    Beeijos :* http://shy-confident.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha. Vou colocar na minha wishlist ♥
    E vou assistir ao filme também

    Beijos

    http://untilwe-die.blogspot.com

    ResponderExcluir

- Comente o que você achou do post, sua opinião é sempre bem-vinda.

- Seu comentário nos meus posts são respondidos na minha página. (:

- Vistou e deixou sua opinião sobre o post? Pode deixar que eu vou lá conhecer o seu cantinho.

- Volte sempre, adoro saber o que você pensa!

 
Meios dias gastos. Online desde 2012. Totalmente desenvolvido por Michelly Melo